Guia para Rogue's

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Guia para Rogue's

Mensagem  Arkangelos em Qui Jan 24, 2008 6:36 am

Índice
1. Introdução
2. Status
..2.1 Status para Rogues
..2.2 Sobre os Pontos de Status
..2.3 Status Iniciais
..2.4 Tipos de Rogues e Builds
3. Skills
4. Equipamentos
5. Uppando
6. MvPs
7 Agradecimentos


Introdução

Um Rogue é uma classe super versátil. Capaz de se encaixar em qualquer lugar sobre qualquer circunstância. Rogues são capazes de usar adagas e arcos com grande eficiência, sendo a única classe capaz disso. Rogues unem uma defesa alta a uma esquiva alta e alta eficiência ofensiva para serem uma das classes mais temidas ( quando bem montadas ! ) no PvP e na WoE. Rogues alem de serem maquinas em PvP/WoE tambêm são extremamente divertidos de serem jogados com propósitos de PvM, uppando super rápido e até podendo dobrar seu Drop no chão nem tudo é útil e nem sempre todos pegam os itens, o Loot é considerado os itens que são pegos pelos aventureir">Loot !

2. Status

Antes de começar o seu Rogue, é altamente recomendável que você faça um planejamento do seu char. Procure fazer o seu char de acordo com o seu gosto pessoal, para evitar um futuro remake. Os status sugeridos a seguir não são obrigatórios, lembre-se, o que faz cada char único é o toque que o jogador dá a ele !

2.1 Status para Rogues

Antes de montar o nosso Rogue, acho melhor antes dar uma revisada nos status pra podermor tirar proveito total do Rogue. Só irei adiantar que não comentarei sobre Luk ( sorte ) pois nenhum tipo de Rogue usufrui desse status.

Str – Força

Força é um status vital pra todos os tipos de Rogue que usam adagas e ainda pode ser de grande utilidade para os Bow Rogues voltados para WoE ( capacidade de peso ).

Força concede +1 de dano base em armas corpo a corpo a cada 1 ponto colocado e +1 de dano base em armas de distância a cada 5 pontos colocados. O bônus do multiplicador de Força funciona de 10 em 10 pontos ( portanto é uma boa idéia deixar a sua Força em numeros divisíveis por 10, para receber o bônus ). Força tambêm acrescenta a capacidade de peso em 30 pontos por ponto colocado.

Agi – Agilidade

Agilidade é um status chave para os Rogues, proporcionando esquiva e velocidade de ataque. Rogues totalmente voltados para WoE podem ignorar Agi em seus builds, mas isto torna eles super difíceis de serem uppado e com certeza eles precisarão de leech para poderem uppar.

Agilidade concede 1 ponto de esquiva ( flee ) por ponto investido e também aumenta a velocidade de ataque ( o calculo de aspd é complicado, por isso acho mais útil o uso de uma calculadora ). Vale acrescentar que é totalmente errado ter Agi = 99.

Vit – Vitalidade

Vitalidade não é um status obrigatório para os Rogues voltados para PvM, mas é muito útil para os voltados para WoE e PvP. Vitalidade é um status que você pode escolher entre ter ou não, variando do seu gosto. Apesar de não ser um status necessário, acho que não machuca ter sempre um pouco. ( ainda mais pelo fato de eu ser um fã de vitalidade ^^ )

Vitalidade concede +1% para seu HP máximo por ponto, assim como uma redução de 0.8 do dano tomado por armas e um acrécimo na efetividade dos itens de cura em 2%. A cada 5 pontos em vitalidade, o poder de regeneração de HP é aumentado por 1. Para monstros existe um bônus de vitalidade que é concedido a cada 20 pontos, também existe um bônus escondido para o acréscimo da MDEF que faz com que 2 pontos em vitalidade contem como 1 em inteligencia ( defensivo apenas ). Aumentar a vitalidade também reduz as chances de ser afetado por status negativos como veneno, silêncio e paralização.

Dex – Destreza

Destreza é a alma do Rogue. Este status é indispensável para qualquer tipo de Rogue. Procure sempre ter um valor elevado de destreza no seu Rogue para obter um desempenho melhor dele.

A cada ponto investido em destreza o seu hit é aumentado em um ponto, destreza também concede +1 de dano base por ponto em armas de distância e +1 de dano base em arma corpo a corpo a cada 5 pontos. O bônus no multiplicador de dano para armas de distância vem a cada 10 pontos de destreza ( logo, sempre mantenha a sua destreza em múltiplos de 10 para obter uma eficiência maior de arcos. ). Destreza também aumenta sua velocidade de ataque, mas funciona na proporção de ¼ da eficiência de agilidade ( termos de aspd ).

Int – Inteligência

Inteligência ao contrário do que grande parte dos jogadores acredita, é bem utilizada em Rogues. Ter um valor pequeno de inteligência é uma ótima idéia, pois lhe permite uma regeneração de sp maior para se obter um uso constante das skills.

A cada ponto em inteligência, você recebe +1 no Matk, +1 de redução de dano de magias ofensivas, +1% de SP máximo e também +2% em eficiência de itens que recuperam SP. Inteligência reduz as chances de ser afetado por status como cegueira, sono e petrificação. A cada 6 pontos em inteligência você recebe um bônus na recuperação de SP ( essa é a parte interessante para os Rogues, portanto mantenha a sua inteligência em múltiplos de 6).


2.2 Sobre os Pontos de Status


A cada level base você ganha um numero de Pontos de Status. Esses pontos podem ser usados para melhorar os seus 6 status principais. O número de pontos ganhos a cada level base podem ser calculados pela seguinte fórmula: [LevelBase / 5] +2.

O custo emvolvido para melhorar seus pontos de status aumenta quando o status aumenta ( bônus de jobs não são inclusos ). O custo para aumentar um status em 1 pode ser calculado pela seguinte fórmula: [(BaseDoStatus -1)/ 10] +2.

2.3 Status Iniciais

Existem 3 maneiras de se começar um Rogue corretamente, abaixo vou citá-las e explicar o que pode resultar de cada uma delas. E se lembrem ao fazer seu Rogue – NÃO hibridizem antes de fechar seu status defensivo principal, uma hibridizagem feita muito cedo pode dificultar muito a uppagem de um char. ( Hibridizagem é quando você mistura Vitalidade e Agilidade no seu char ).

1) Rogues de Adaga

9 – Str
9 – Agi
9 – Dex

Esse é um dos status inicias mais comuns que você pode encontrar por ai. Todos os Rogues de adaga escolhem esse começo porque Str, Agi e Dex são os 3 status chaves para se ter uma uppagem fácil no jogo. Existem duas maneiras para se prosseguir com essa combinação de status logo no começo; aumentando Agi primeiro ou aumentando Str primeiro. Ambos caminhos funcionam bem, mas Agi funciona melho se você e pobre e não tem um sobrepeliz ( ou manteau ) de loki ( +20 de esquiva ) para usar logo de cara. Str uppa mais rápido que Agi, mas requer mais zennys, pois você irá gastar uma certa quantia com poções pra continuar uppando. Eu sou a favor de seguir o caminho de Str, pois de um jeito ou de outro, com esquiva baixa você irá ser atingido, portanto, quanto mais rápido você matar o monstro, menos dano você leva e mais rápido você pega lvl. Eu aconselho antes de começar a botar pontos em agi ( mesmo se você escolha o caminho que aumenta agi primeiro ) ter 20 pontos em Str e 20 pontos em Dex, pra depois trabalhar no seu build. Até o level 53, dex 20 será suficiente. Sobre valores de Str e Agi, depende de você, mas eu recomendo ter uma Agi de no mínimo 70 ao chegar no level 53 ( Se você estiver seguindo um build de WoE, eu recomendo fechar a Agi por volta desses leveis também). Depois disso cabe a você escolhar em que status investir.

2) Rogues de Arco

9 – Dex
9 – Agi
9 – Int

Esse é a escolha básica dos Rogues que vão usar arcos. A agi pode ser trocada por vit se você quiser um build hardcore pra WoE, mas na maioria dos casos, essa é a escolha a seguir. Aqui não se usa Str pois não é um status muito importante para um Bow Rogue ( a única função de Str em Bow Rogues seria a de aumentar a capacidade de peso, a fim de carregar mais poçoes e equipamentos na WoE, mas até leveis maiores, a Str deve ser negligenciada ). Assim como nos Rogues de adaga, existem dois meios de prosseguir com esses status, começando com dex ou agi. O resultado seria praticamente o mesmo que o da Str x Agi para os Rogues de Adaga, mas aqui seria mais interessante uppar a Agi no começo; você deve usar adagas para uppar, mesmo tendo 1 de Str. Adagas atacam mais rápido ( usufruindo do seu aspd superior devido a Agi e Dex mais elevadas ) e elas tem o DA ( double attack ). Arcos são lentos demais e fracos demais para serem usados por Thiefs. Aqui eu aconselho aumentar a Agi direto em 30 e depois botar a dex em 20, depois eu recomendo por mais pontos em Agi ( em torno de 50-60 ) para investir de novo em Dex. Depois disso o char fica em suas mãos.

Nota: Rogues de Arco não são feitos para PvM, eles são mais voltados para WoE, caso você queria algo que use arcos pra PvM, escolha um Hunter, os resultados serão bem melhores.

2.4 Tipos de Rogues e Builds

Existem 4 tipos básicos de Rogues;

* Gank Rogue
* Divester Rogue
* Bow Rogue
* Intimidate Rogue

Gank Rogue

O Gank Rogue usa apenas adagas e é feito para PvM. Gank Rogues usam uma Agi e Str alta combinadas com uma Dex mediana pra upparem rápido e eficientemente.

Eu recomendo um Ganker seguir esta skill build:


QUOTE
10 – Gank
4 – Mug
10 – Backstab
2 – Stalk
10 – Sword Mastery
5 – Sightless Mind
5 – Snatch
3 – Intimidate


PS: Como Thief eu recomendo pegar Envenom e Steal lvl 10.

Para tirar um bom proveito do Gank e uppar rápido, é aconselhável ter valores altos de Agi, Str e Dex, respectivamente. Tendo Agi e Dex elevadas você vai ter uma ASPD muito boa, o que somado com a Dex alta, muita chance do gank sair. Ter um valor alto de Str nesse build é necessário, pra uppar rápido você precisa matar rápido ( Ter uma Str alta também lhe permite levar mais poções na hora da uppagem, assim você pode ficar mais tempo uppando). No mais, é super divertido jogar com um Ganker Rogue, porque além de upparem rápido eles dobram o seu Drop no chão nem tudo é útil e nem sempre todos pegam os itens, o Loot é considerado os itens que são pegos pelos aventureir">Loot. Eu recomendo esse tipo de Rogue pros iniciantes, não precisa de muito zenny pra deixar um Ganker Rogue bom e uppável.

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Re: Guia para Rogue's

Mensagem  Arkangelos em Qui Jan 24, 2008 6:36 am

Divester Rogue

Divester Rogues podem ser Dagger ou Bow. Eu separei uma parte na sessão de Tipos de Rogues e Builds pra Bow Rogues então eu vou falar sobre os Dagger Divesters aqui. Os Divesters pra mim são o melhor tipo de Rogues; uppam bem, detonam o PvP, apavoram na WoE e ainda fazem grana super bem. Porém, montar um Divester bom é algo complicado, principalmente quando você quer ter muita eficiência em WoE mas não quer perder aquele “toque” especial que você dá ao char. Divesters combinam os 5 Status pra Rogues ( Str, Agi, Dex, Vit e Int. Luk não se usa. ) para serem os “quebra-galho” de uma guild ou party.

Eu recomendo pra Divesters as seguintes skill builds:


QUOTE
1)

10 – Sword Mastery
10 – Backstab
4- Mug
4 – Gank
1 – Stalk
5 – Divest Helm
5 – Divest Armor
5 – Divest Shield
5 – Divest Weapon


Essa skill é a mais “WoE” das duas opções que eu estou passando neste guia. Ela uppa melhor que a segunda mostrada e joga melhor na WoE ( pelo simples fato que causa mais dano com as adagas ><” )


QUOTE
2)

4 – Sword Mastery
10 – Backstab
4 – Mug
10 – Gank
1 – Stalk
5 – Divest Helm
5 – Divest Armor
5 – Divest Shield
5 – Divest Weapon


PS: Como Thief eu recomendo pegar Envenom e Steal lvl 10.

Essa é uma mistura de Ganker com Divester, como dá pra ver. Ao meu ver, ela se sai ainda melhor que o próprio Ganker na parte de soltar o gank. Porquê ? Um Divester tem menos Str que um Ganker, logo ele demora menos pra matar, então ele tem mais chances de dar Gank. Em grande parte dos casos, Divesters tem a Dex maior que a dos Gankers – a fórmula do Divest é baseada em Dex ( como irei explicar depois ).

Construir um Divester bom e que se encaixe ao seu gosto é difícil, principalmente quando você quer ter a maior eficiência em WoE, como já foi dito antes. Eu aconselho ter uma Dex superior a todos os outros status ao montar esse Rogue, o resto realmente varia de gosto. Eu prefiro ter Agi 6x-70 pra ter uma Vit elevada, mas esse sou eu.

Repetindo, o que faz o char especial é o toque dado ao jogador a ele.

Bow Rogue

Os Bow Rogues são os melhores divesters entre os tipos de Rogues. Eles geralmente tem valores máximos de Dex, que proporciona grandes chances do divest sair. Como já foi dito antes, Bow Rogues não foram feitos pra PvM, eles foram feitos pra WoE e PvP.

Para os Bow Rogues você é obrigado a gastar 47 skill points em:


QUOTE
10 – Double Strafe
10 - Vultures Eye
2- Mug
4 – Gank
1 – Stalk
5 – Divest Helm
5 – Divest Armor
5 – Divest Shield
5 – Divest Weapon
1 - Remove Trap


Sobra 1 ponto que pode ser gasto em qualquer lugar.

Bem, essa skill build não tem mistério... nem tem o que explicar nela, já que ela é auto-explicativa.

Um Bow Rogue sofre na parte da uppagem, o aspd é MUITO fraco sem a berserk. Como os Bow Rogues são voltados pra WoE, você vai querer ter pouca Agi neles, algo em torno de 4x-6x ( ou até mesmo nenhuma Agi, pra builds mais hardcores ). Dex é vital em qualquer tipo de Rogue, expecialmente para os Bow, isso faz deles terem o melhor divest de Rune Midgard =p . É aconselhável ter valores elevados de Vit ( WoE ), um pouco de Int, para os divests e uppagem – uppar um Bow Rogue sem Int é um saco – e Str. Str é um status muito mal visto por muitos jogadores em Bow Rogues, mas a maior deficiência dos Bow Rogues na WoE, além de não matarem ninguem, eles têm muita pouca capacidade de peso, e você vai precisar levar muitas poçoes e equipamentos pra WoE. Eu aconselho ter de Str no máximo 30.

Montar um Bow Rogue realmente efetivo pra WoE não é muito simples, você vai precisar de muito mais pontos de status do que um Dagger Rogue pra ser eficiente. Aconselho ter um build bem trabalhado antes de começar o char, dar remakes em Bow Rogues não é agradável.

Intimidate Rogue

Os Intimidate Rogues são uma variante pra PvM dos Gank Rogues. Apesar de não se aproveitarem dos divests pra PvP/WoE ou de um gank eficiente pra PvM, eles tem uma arma secreta muito interessante, e as vezes complicada de ser usada. Intimidate Rogues são raros no momento, a skill Intimidate ainda está fraca demais para ser usada apropriadamente, apesar de que, num futuro muito distante numa galáxia far far away, Intimidate vai levar um buff enorme, e vai valer a pena ser usado ! Intimidate vai ser o futuro dos Rogues pra PvM =p

Para Intimidate Rogues eu recomendo seguir essa Skill build:


QUOTE
10 – Intimidate
9 – Sword Mastery
10 – Backstab
5 – Snatch
5 – Sightless Mind
4- Gank
4 – Mug
2 – Stalk


Ou você pode trocar skills em Sword Mastery para por em Gank.

O ruim é que pra pegar Intimidate você precisa pegar umas skill ruins como Sightless Mind e Snatch. Também demora alguns jobs pra poder pegar um lvl de Intimidate bom. No mais, é um build divertido e diferente de jogar, e quando você consegue controlar bem o Intimidate, ele te ajuda muito.

Os status de um Intimidate Rogue são muito similares aos de um Gank Rogue. Como intimidate pode copiar algumas skills muito úteis para uppar, como cura ou bash, é aconselhável ter um valor um pouco acima do normal pra Rogues pra ter um melhor proveito da skill copiada. Caso se escolha a variante com Gank, é aconselhável ter mais Dex e menos Str, do contrário, siga um build com Dex em valores menores.


3. Skills

Bem, antes de adentrar as skills dos Rogues vamos dar uma checada na skill tree deles =)

(IMG:http://img.ragnarokonline.com/game/image/rogue_skilltree.gif)
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Backstab

Uma das minhas skills favoritas dos Rogues, Backstab é a skill de dano dos Rogues, facilitando a morte de qualquer classe que você estiver jogando contra. Uma dica ao usar o backstab é “chainar” ele com Envenom ( Envenom não tem cast time, logo é possível ), apesar de levar um pouco de tempo pra pegar o jeito, é super útil.

Para abrir a skill é necessário ter Gank e Mug em lvl 4. Backstab é masterizada em lvl 10.

Backstab ataca o inimigo por trás, logo, não pode ser evitada. A skill pode ser usada enquanto se está em Hide. Consume 16 pontos de SP por uso.

Level - ATK
1 - 340%
2 - 380%
3 - 420%
4 - 460%
5 - 500%
6 - 540%
7 - 580%
8 - 620%
9 - 660%
10 - 700%

Como o Backstab funciona ? É muito fácil, apenas fique atras do seu alvo, selecione a skill e voilá. Abaixo um pequeno diagrama pra facilitar:


QUOTE
EEB
EAB
EEB

A – Alvo
E – Espaço em branco
B – Backstabbin’ spot


Ps: O uso da skill vai ficando mais fácil o quanto mais você usa ela. E ao usar backstab quando se está em Hide cancela o Hide.

Divests

A alma dos Rogues, divest possibilita matar facilmente muitas outras classes e é uma ótima arma se bem utilizada. Os divests mais importantes são os últimos a serem pegos, shield e weapon, então mantenha em mente que para ser um bom divester, antes de tudo é necessário ter todos os divests.

Divest Helm

Para abrir a skill é necessário ter Gank lvl 4 e Mug lvl 2. Divest Helm é masterizada em lvl5. Divest Helm tira a força o elmo do seu oponente. Ao ser usada em PvP/WoE, o alvo não poderá reequipar o elmo por um determinado período de tempo ( o slot do item fica inacessível ). Em PvM, Divest Helm reduz a defesa do monstro em 10% por um curto período de tempo. A diferença de Dex entre o caster e o alvo afeta a chance de sucesso.

Level – Chance Básica - SP Utilizado
1 - 7% - 17
2 - 9% - 19
3 - 11% - 21
4 - 13% - 23
5 - 15% - 25

Divest Armor

Para abrir a skill é necessário ter Gank lvl 4, Mug lvl 2, Divest Helm lvl 5 e Divest Shield lvl 5. Divest Armor é masterizada em lvl5. Divest Armor tira a força a armadura do seu oponente. Ao ser usada em PvP/WoE, o alvo não poderá reequipar a armadura por um determinado período de tempo ( o slot do item fica inacessível ). Em PvM, Divest Armor reduz a defesa do monstro em 10% por um curto período de tempo. A diferença de Dex entre o caster e o alvo afeta a chance de sucesso.

Level – Chance Básica - SP Utilizado
1 - 7% - 17
2 - 9% - 19
3 - 11% - 21
4 - 13% - 23
5 - 15% - 25

Divest Shield

Para abrir a skill é necessário ter Gank lvl 4, Mug lvl 2 e Divest Helm lvl 5. Divest Shield é masterizada em lvl5. Divest Shield tira a força o escudo do seu oponente. Ao ser usada em PvP/WoE, o alvo não poderá reequipar o escudo por um determinado período de tempo ( o slot do item fica inacessível ). Em PvM, Divest Shield reduz a defesa do monstro em 10% por um curto período de tempo. A diferença de Dex entre o caster e o alvo afeta a chance de sucesso.

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Re: Guia para Rogue's

Mensagem  Arkangelos em Qui Jan 24, 2008 6:37 am

Level – Chance Básica - SP Utilizado
1 - 7% - 17
2 - 9% - 19
3 - 11% - 21
4 - 13% - 23
5 - 15% - 25

Divest Weapon

Para abrir a skill é necessário ter Gank lvl 4, Mug lvl 2, Divest Helm lvl 5, Divest Armor lvl 5 e Divest Shield lvl 5. Divest Weapon é masterizada em lvl5. Divest Weapon tira a força a arma do seu oponente. Ao ser usada em PvP/WoE, o alvo não poderá reequipar a arma por um determinado período de tempo ( o slot do item fica inacessível ). Em PvM, Divest Weapon reduz o ataque do monstro em 10% por um curto período de tempo. A diferença de Dex entre o caster e o alvo afeta a chance de sucesso.

Level – Chance Básica - SP Utilizado
1 - 7% - 17
2 - 9% - 19
3 - 11% - 21
4 - 13% - 23
5 - 15% - 25

Ps: A chance base de dar divests ( tendo em conta o lvl do divest = 5 ) será sempre 15%, não importa se seu alvo tiver a Dex maior que a sua, a chance base permanece.


QUOTE
Divest formula: 5 + 2 * Level da Skill + (Sua Dex – Dex do Inimigo) / 5

Vulture’s Eye

Skill indispensável para Bow Rogues, já que é necessária para liberar Double Strafe ( caso essa skill não fosse pré-requisito de Double Strafe, seria desnecessária).

Skill básica dos Rogues e idêntica a dos arqueiros. Aumenta a taxa deprecisão e alcance de ataque com arcos. Quando masterizada, adiciona +5 “células” no alcance dos arcos.

Level – Aumento de Alcance + Taxa de precisão
1 - +1 - +1
2 - +2 - +2
3 - +3 - +3
4 - +4 - +4
5 - +5 - +5
6 - +6 - +6
7 - +7- +7
8 - +8 - +8
9 - +9 - +9
10 - +10 - +10

Double Strafe

Identica a skill dos arqueiros “Double Strafe”, essa skill é a principal fonte de dano dos Bow Rogues e ajuda muito na hora do level, skill indispensável para os Bow Rogues.

Para abrir Double Strafe você precisa ter a skill Vulture’s Eye em lvl 10.

Double Strafe é uma skill básica dos arqueiros que é masterizada em lvl 10 . Double Strafe atira duas flechas no seu alvo, mas sem consumir flechas, então, mesmo que você não tenha nenhuma flecha você ainda pode utilizar Double Strafe.


Level - ATK
1 - 100% x 2
2 - 110% x 2
3 - 120% x 2
4 - 130% x 2
5 - 140% x 2
6 - 150% x 2
7 - 160% x 2
8 - 170% x 2
9 - 180% x 2
10 - 190% x 2

Num nerf futuro, Double Strafe irá consumir duas flechas e também haverá um delay na skill.

Sword Mastery

Sword mastery ajuda muito na hora de uppar Dagger Rogues pelos simples fato que aumenta bastante o dano causado por adagas e espadas. Apesar de ser recomendável o uso dessa skill, ela é dispensável.

Idêntica a skill dos Espadachins, melhora o dano causado por adagas e espadas.

Level - + ATK
1 - +4
2 - +8
3 - +12
4 - +16
5 - +20
6 - +24
7 - +28
8 - +32
9 - +36
10 - +40

Gank

Eu amo essa skill, simplesmente ajuda muito na hora de fazer grana.

Gank lhe permite um “auto cast” ( auto cast não consume SP ) de Steal enquanto você ataca com suas adagas. Como você está castando Steal, não se pode furtar o mob duas vezes seguidas. A chance de furtar com gank é baseada no level de gank, level da skill Steal, sua Dex e a Dex do inimigo.


Level - Chance de Gank
1 - 7%
2 - 8%
3 - 10%
4 - 11%
5 - 13%
6 - 14%
7 - 16%
8 - 17%
9 - 19%
10 - 20%

Ps: No level 4 de Gank, com uma Dex alta, a skill já é bem eficiente. Mas para builds baseados nessa skill é aconselhável ter um level maior.

Ps2: Caso você tenha gank lvl 10, mas apenas level 5 de Steal, você irá castar Steal level 5.


QUOTE
Gank Formula: [DropRate*((Sua Dex – Dex do Mob + 10 + 3*Skill Lvl)/100)]



QUOTE
Steal formula ( atual, a que tá funfando no bRO): [StealRate = DropRate*((SuaDex – Dex do Mob + 10 + 3*Skill Lvl)/100)]


Haggle

Essa skill é nojenta, ignorem ela. Se vocês querem comprar coisas mais barato de NPC’s, façam um Merchie.

Requer Slyness lvl 1 e é masterizada em lvl5. Haggle lhe permite comprar itens de NPC’s mais barato. No lvl 5 lhe permite comprar itens dos NPC’s por – 1% do que a skill “Discount” dos mercante lhe permite.

Level – Percentagem de Haggle
1 - 9%
2 - 13%
3 - 17%
4 - 21%
5 - 25%

PS: Você não pode acumular essa skill com um Clip com carta Esqueleto Pirata( disconto ).

Intimidate

Essa skill é muito interessante, ela é a “arma secreta” dos Rogues que optam por pegá-la. Intimidate não é uma skill de WoE, pelos seus pré-requisitos e por que você vai gastar 36 skill points pra ter ela em lvl 10, sendo que você precisa também de uma Dex e Int alta pra melhor utilização dela em WoE. Apesar de não ser útil em WoE, é uma mão na roda pra PvM e uma ótima arma secreta em PvP, apesar de ser fácil contra-atacar essa skill.

Requer Snatch lvl 5 e é masterizada em lvl 10.

Intimidate copia a última skill que causou dano a você. Só é possível copiar skills de jogadores, não é possível copiar skills exclusivas de monstros, tais como HP drain, dos Drainliars. O level de Intimidate afeta o nível da skill que pode ser copiado, por exemplo, se eu tenho Intimidate lvl 5 e sou atingido por um Meteor Storm lvl 10, eu terei copiado Meteor Storm lvl5, e caso eu tenha Intimidate lvl 10 e seja atingido por um Meteor Storm lvl 5, eu terei copiado Meteor Storm lvl 5 também.

No caso de skills que precisam de uma arma específica, tais como Pierce e Sonic Blow, você precisa equipar uma lança ou uma katar, e como Rogues não podem equipar essas armas, a skill copiada não pode ser usada.

Intimidate consume 50% a mais de SP na utilização da skill copiada. Caso você seja atingido por outra skill que lhe cause dano, você perderá a anterior.


Level – Level da Skill que pode ser copiado
1 - 1
2 - 2
3 - 3
4 - 4
5 - 5
6 - 6
7 - 7
8 - 8
9 - 9
10 – 10

PS: O buff que Intimidate irá levar consiste em deixar a skill copiada no char mesmo se você trocar de mapa. Com a skill “Preserve” dos Stalkers, intimidate fica melhor ainda, porque deixa você ficar com a skill copiada, mesmo se for atingido por outra. O buff também lhe permite copiar skills passivas, como Raging Trifecta dos Monks.

PS2: Toda skill que lhe causa dano e não é exclusiva de monstros pode ser copiada. No caso das skills Heal e Aspersio, você pode copiar elas, mas você precisa usar uma armadura com Evil Druid ou Bathory.

Mug

Essa skill costuma iludir muitos newbies por ai. Ela permite que você roube zennys dos monstros, mas do contrário do que vários acreditam, essa skill não te deixa rico, Gank funciona muito melhor nessa área.

Mug requer Gank lvl 4 e é masterizada em lvl10.

Mug rouba zennys dos monstros. Você só pode roubar zennys uma vez de cada monstro, entretanto, você ainda pode roubar zennys de um monstro que teve um iten roubado.

Sua Dex, Luk e a diferença de lvl entre caster e alvo influenciam na chance de Mug. Consome sempre 15 SP.

Level - Chance básica de Sucesso
1 - 1%
2 - 2%
3 - 3%
4 - 4%
5 - 5%
6 - 6%
7 - 7%
8 - 8%
9 - 9%
10 - 10%

PS: Pegue essa skill apenas como pré-requisito. Ao testar ela na prática você vai se arrepender.

Skills de Pichar

Eu realmente me recuso a escrever muito sobre elas, porque é capaz de alguem se empolgar e botar elas no seu Rogue. Elas são simplesmente nojentas. Requerem muitos skill points e servem pra... nada !

As skills de Pichar incluem Remover, Scribble e Piece, sendo que Piece ainda não foi implementada.

Remove Trap

Idêntica a skill dos Hunters. Útil na WoE, recomendo pegar pra Bow Rogues.

Requer Double Strafe lvl 5 e é masterizada em lvl1. Consome 5 SP por armadilha retirada.

Sightless Mind

Essa skill não é tão útil quanto parece ser, apesar de ser uma boa ajuda em alguns momentos no PvM, em WoE e PvP essa skill não é boa.

Sightless Mind requer Stalk lvl2, backstab lvl 2 e é masterizada em lvl 5.

Sightless Mind só pode ser usada enquanto se estiver em hide, o uso da skill cancela o status de Hide. Causa dano de área em 3*3 células em volta do caster, os alvos dentro do alcance da skill tem uma chance de tomar Stun ou Blind. Consume 20 SP por uso + 10 SP do Hide.


Level - ATK – Chance de Blind/Stun
1 - 140% - 13% - 13%
2 - 180% - 16% - 16%
3 - 220% - 19% - 19%
4 - 260% - 22% - 22%
5 - 300% - 25% - 25%

PS: Sightless Mind não stacka com cards de status.

Snatch

Snatch é uma skill interessante, apesar de não ser útil em WoE. Snatch é bom em PvM, pra fugir de grandes mobs e em PvP pra “tirar” um jogador de uma party ( Chars em Kyrie Eleyson não são atingidos por Snatch, a não ser que a barreira quebre com o dano da skill).

Snatch requer Sightless Mind lvl 5, Backstab lvl 4 e é masterizada em lvl 5.

Teleporta ambos alvo e caster para um lugar aleatório no mapa. Não pode ser usada em monstros do tipo Boss. A chance de sucesso do teleporte varia conforme a diferença de lvls entre caster e alvo.


Level - ATK - SP NEcessário
1 - 130% - 13
2 - 160% - 16
3 - 190% - 19
4 - 220% - 21
5 - 250% - 24

PS: Em caso você tenha pouca Dex, use uma Arma Muito Forte ( de ferreiros ) e a skill nunca falha, a skill depende do seu hit também.

Slyness

É uma skill um tanto “show off”, já que não tem grande utilidade e praticamente só serve pra dizer “Eu tenho slyness” – o que não é lá grandes coisa.

Requer Divest Shield lvl 3 e é masterizada em lvl 1.

Quando 2 ou mais Rogues sentam um ao lado do outro, monstro não poderão acertar os Rogues. Não funciona contra monstros do tipo Boss, Insect e Demon.

PS: A única utilidade da skill, propriamente falando, seria de você estar uppando com um amigo Rogue e um sentar ao lado do outro pra regenerar HP/SP.

PS2: Caso um Rogue tenha Slyness e o outro não, a skill ainda funcionará.

PS3: A skill também é usável em WoE, mas quando você estiver sentado no meio de um castelo com um amigo Rogue, você ainda é atingido por skills ( E isso foi testado, por mais incrivel que pareça -.- ).

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Re: Guia para Rogue's

Mensagem  Arkangelos em Qui Jan 24, 2008 6:37 am

Stalk

Essa é uma skill muito divertida e muito útil de ter, eu recomendo ela pra todos os tipos de Rogues.

Requer Hide lvl 1 e é masterizada em lvl 5.

Stalk permite ao Rogue andar lentamente enquanto está escondido ( inimigos e monstros não podem te ver, exceto os monstros do tipo Boss, Insect e Demon).

PS: Stalk basta ter lvl 1 apenas, 2 se você quiser pegar Sightless Mind. Ter mais que lvl 1 em Stalk não lhe permite andar mais rápido, apenas consume menos SP.

4. Equipamentos

Nessa parte eu vou listar os equipamentos ( duh ) que são úteis pros Rogues usarem, tanto em PvM, quanto em WoE e PvP. Não listarei overs nos equipamentos porque isso é uma coisa meio óbvia, sempre tente o maior upgrade possível.

PS: Listarei apenas os equips que são usados antes da implementação dos headgears novos que vem em não sei qual update. =p

Top Headgears:

Orc Helm - 5 de defesa, barato, fácil de dar over. Ótimo pra PvP e muito útil também em PvM, já que quanto mais def = mais tempo uppando ( já que você toma menos dano e engole menos potz ).

Spiky Band - 6 de Defesa, caro, difícil de conseguir over alto. Mas caso você consiga, a def é melhor que a do Orc Helm.

Grand Circlet – 3 de Defesa, 4 de Mdef, +1 de Str/Int/Luk. Um headgear muito bom pra PvM já que dá bônus em Str e Int, que são bons bônus pra se ter na hora de uppar. Tem uma defesa média e dá uma Mdef média também ( Se tem como alternativa ao grand circlet, uma Pirate Bandana ou Evil Wings, embora eu prefira o Grand Circlet).

Sakkat – 3 de defesa, +1 de Agi, fácil e barato de se dar over. Proporcionando 1 de Agi e uma def boa ( quando em over ), o sakkat é um headgear muito útil pra PvM.

Ghost Bandana – 0 de defesa, +2 de Agi, ruim e meio caro de se dar overgrade. Só use Ghost Bandana se for preciso pra fechar o próximo ASPD, a def péssima dela atrapalha na hora de pegar lvl hardcore.

Poo Poo Hat – 0 de defesa, - 10% de dano tomado de Demi-human, não pode levar upgrade. Apesar de não ser upgradeável, o Poo Poo é ótimo na WoE e em PvP porque reduz bastante o dano de magias de wizzards ( você precisa de um poo poo pra passar por pré-casts ) e também reduz o dano dos críticos de Sins.

Apple of Archer – 0 de defesa, +3 de Dex, preço médio, relativamente fácil de se obter um over. Apple of Archer é boa pra usar em PvM por Bow Rogues pra fechar bônus de Dex e em PvP pra um Divest melhor ( Mas no caso de divest, eu prefiro usar def gear, por que é melhor resistir melhor ao inimigo do que ter um pouco de chance a mais e ficar vulnerável).

Cap[1] cardeado – 4 de defesa, 1 slot, muito barato e muito fácil de se ter um overgraded, ainda lhe permitindo 1 carta pra top headgear. Eu recomendo Nightmare ( +1 agi ) e Deviruchi ( +1 de Str ) pra por no Cap. O Cap é ótimo pra ser usado em PvM e PvP, apesar de ser feio que é o demonho.

Corsair – 5 de defesa, +1 de vit, caro, difícil de pegar over. Apesar disso, é um headgear muito bom pra usar em PvM e PvP, e ainda tem um look muito cool.


Middle Headgears:

Phanton of the Opera – 2 de def. Não se tem muito o que falar, é o melhor middle headgear na minha opinião.

Sunglasses[1] – Apesar de serem extremamente raros, quando se tem um, são úteis pra serem usados em PvM, já que se usa Deviruchi ou Nightmare card neles. Mesmo assim, prefiro Phanton of the Opera. Não recomendo calcular builds contando sunglasses cardeados, a menos que você tenha um.

Shields:

Broquel[1] – 4 de defesa, 1 slot pra cartas de redução de dano por raça. Não há muito o que ser dito, esse é o melhor escudo que Rogues podem usar e ele é bom. Não é muito caro e é relativamente fácil de se dar over.

Cartas que devem ser colocadas nos Broquéis: Thara Frog ( demi-humans), Bigfoot ( Insetos ), Orc Warrior ( Bestas) e Khalitzburg ( demons).

Footgear:

Boots[1] – 4 de defesa, 1 slot pra cartas, barato pra comprar, fácil de se dar over. Botas é o footgear pra todas as ocasiões. Eu recomendo usar carta Matyr ( +1 agi, + 12% de hp ) ou Verit ( +8% de HP/SP ) nas botas, male thief bug ( +2 de agi ) é muito inferior se comparado a Matyr.

Crystal Pumps – 0 de defesa, 15 de Mdef e +5 de Luk. Crystal Pumps não precisa de over já que você só usa pra passar pré-casts em WoE, fora disso, não tem uso.

Garment:

Muffler[1] – 2 de defesa, 1 slot, preço médio, fácil de se dar over. Embora seja inferior ao Manteau[1], é uma opção mais barata, se você preferir, use sua Whisper card aqui, mas Raydric não, essa vai pro Manteau.

Hood[1] – 1 de defesa, 1 slot, barato, fácil de dar over, embora você não precise. Você só deverá usar Hoods[1] pra reduzir danos de magias na WoE usando cartas nele ( como Mars ), caso você não tenha Raggamuffin Manteau.

Manteau[1] – 4 de defesa, caro, difícil de se obter over. Embora tendo um custo muito maior que o Muffle[1], o Manteau[1] é muito melhor pra botar Whisper ou Raydric card, não gaste o Manteau[1] usando cartas de redução elemental ou Bapho Jr.

Raggamuffin Manteau – 1 de def, 10 de Mdef, preço médio, relativamente fácil de se obter over. Use somente pra passar Pré-casts na WoE ( na maioria das situações, mas mesmo não estando em pré-casts, as vezes compensa mais o uso do Raggamuffin Manteau do que o de um Immune Manteau) ou em PvP contra spellcasters.

Acessories:

Clip[1] – 0 de def, +10 de sp, 1 slot pra cartas. Clips são extremamente úteis até você atingir o o lvl 90. Use cards como Mantis ( +3 Str), Zerom (+3 dex) e Kukre ( +2 agi) conforme sua necessidade.

Safety Rings – 3 de def/Mdef. Usando dois Safety Rings você pode alcançar valores muitos altos de defesa, o que é extremamente bom.

Brooch[1] – 0 de defesa, +1 de Agi, 1 slot pra cartas. Eu prefiro Brooch[1] a Ring[1] para PvM, usando de preferencia a carta Mantis ( Brooch[1] é geralmente usado por Dagger Rogues, o motivo de Rings não serem usados é que você vai querer fechar a sua Str antes do lvl 90, e os Brooches são uma ótima adição ao seu ASPD ).

Glove[1] 0 de defesa, +1 de Dex, 1 slot pra cartas. Usando uma carta Zerom nela aumenta a chande de Divest, também útil para Bow Rogues upparem ( Eu prefiro usar Safety Rings na hora do divest, pela maior resistência oferecida).

Rosaries[1] – 0 de defesa, +3 de Mdef,+ 1 de Luk e 1 slot pra cartas. Útil pra fechar a Str com carta Mantis na WoE e ainda receber um bom bônus na Mdef. Caso você não precise fechar bônus de status com cartas, use Rosaries ( sem slot, +5 Mdef ) ou Safety Rings.

Armor:

Thief Clothes[1] – 6 de defesa, +1 de Agi, 1 slot pra cartas, preço médio e difícil de dar over. Thief Clothes[1] é uma armadura boa pra PvM, é leve, tem uma defesa razoável, ajuda no ASPD ( +1 de agi ) e ainda tem um slot. Eu gosto de usar esse slot pra botar Picky card ( +1 de Str, +10 atk ), porque ajuda na hora de fechar bônus. Thief Clothes[1] só deve ser usada pra PvM.

Chain Mail[1]– -8 de defesa, 1 slot, barata e fácil de dar over. Chain Mail é a armadura que dá mais defesa pra Rogues e é ótima em todas as situações. Eu recomendo usar na chain mail cards como Peco Peco ( +10% de hp ), Steel Chon Chon ( +2 de def, - 15% contra Wind property ), Marc ( Unfrozen ) ou até mesmo cartas elementais, como Swordfish ( encanta com água ).

Wedding Dress - 0 de defesa, 15 de Mdef. Usar pra passar pré-casts ou duelos contra spell-casters.

Pantie – Armor mais sexy do jogo =)

Weapons:

Como um Dagger Rogue, você vai querer ter o set completo de Gladius[3] cardeadas e Damascus Elementais, e também algumas knifes de status. Pra WoE se usa uma Gladius com 2 Hydras e 1 SW, também existe a opção de usar um saber com 2 Hydras e 1 SW pra dar Backstabs.

Por exemplo, se eu quero ir uppar matando Bathory, eu faço uma Gladius com Santa Poring,Hydra e Esqueleto operário. É uma arma 1:1:1 que maximiza o meu dano ^^

Resumindo, no caso de usar uma gladius[3], vc vai querer usar ela como 2:1 ( 2 raciais/elementais, 1 size ) ou 1:1:1 ( no caso do monstro ter fraqueza elemental tbm, seria 1 racial, 1 elemental ( e.g. Vadon - 20% on fire property ) e uma size ).

Como Bow Rogue você vai querer usar Gakkungs[2] cardeados. Nada de arbalests por favor. Para bow Rogues é interessante levar facas de status na WoE, já que você não usa o seu arco pra matar, você precisar estar usando um Cranial Buckler pra continuar vivo e dando divests.

5. Uppando

Nessa parte eu vou citar alguns lugares em que pode ser vantajoso pra você uppar, assim como o level pra começar e até que level ficar. Nota que eu não irei incluir onde uppar como Aprendiz, apenas de Thief pra Rogue.

Caso você saiba de algum lugar não listado aqui, por favor compartilhe.

Lvl 12 – 25.

Rockers dão uma xp razoável até lvl 20, mas chegando em level 16 você pode querer uppar nos esgotos até o level 25. Fora desses 2 lugares, só pegando tank ou slave com alguem.

Lvl 26 - 35

Começar a matar Zombies no lvl 25 pode ser uma boa idéia, Creamys também dão uma xp muito boa, assim como Elder Willows.

Lvl 36 – 45

Byaland lvl 2 sempre é um ótimo lugar pra uppar nesses leveis. Aqui também se pode uppar em Dustness e Creamys no Mount Mjolnir para uma xp rápida e fácil. Geffen tower lvl 1 é outro lugar famoso pra se uppar.

Lvl 46 – 53

Hodes dá uma xp ótima nesses lvls, byb02 ainda é uma boa.

Lvl 54 – 60

Hodes ainda dá uma xp boa por aqui, byaland lvl 3 e payon dungeon lvl 4 são bons lugares se você pode aguentar lá.

Lvl 61 – 70

Byaland lvl 3 só é bom até o lvl 65, assim como Sandmen. Geffen lvl 3, Byaland lvl 4 e Alligators são ótimos a partir do lvl 65.

Lvl 71 – 75

Byaland lvl 4 e Geffen lvl 3 ainda são bons pra xp. Toy Factory 2 também é legal.

Lvl 76 – 80 +

Mids lvl4, Sphinx lvls 3 e 4 e Prision lvl 1 são ótimos pra uppar se você consegue aguentar. Clock Tower também da uma xp ótima.

Lvl 85 +

Mids04 ainda é bom, dá pra solar até o 99 aqui. Outros lugares famosos pra lvl são TI surface e Sea Otters e Seals, também soláveis até o 99.

Ps: Existem vários outros lugares pra level, os postados aqui são sugestões de outras pessoas e alguns que eu dou preferência. Você não é obrigado a uppar seu Rogue nos lugares mencionados acima, use sua criatividade também =)

6.MvPs

Bem, algum de vocês podem ter se perguntado – WTF? – ao verem lá no índice essa sessão voltada pros MvP’s. Mas a moral de eu ter feito essa parte é de frisar que os Rogues não são chars feitos pra MvP, tem sempre um ou outro perdido perguntando ou achando que Rogues MvPeiam.

Mas a questão é a seguinte: É possível MvPar com um Rogue ? Claro que sim, só é extremamente improvavel que você vá ganhar MvP de qualquer outra classe.

Dito isso, não perguntem mais se Rogue MvPeia XD

fonte : http://foruns.levelupgames.com.br/ragnarok/forums/6151/ShowPost.aspx

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